sexta-feira, 4 de maio de 2012

MUSSARELA DE BÚFALA OU MUSSARELA COMUM?


Uma escolha que depende exclusivamente do gosto do consumidor, apesar de algumas pessoas acreditarem erroneamente que a mussarela de búfala é mais “light” do que a comum. “Na verdade, elas estão bem próximas em termos de calorias, gorduras e até mesmo de proteínas e cálcio”, afirma a Dra. Cristiane Scorza. “Se fôssemos pensar em termos de redução calórica, o melhor mesmo seria indicar outros tipo de queijo, como o cottage e a ricota”, explica a doutora. 

O laticínio com 100% de leite de búfala tem uma vantagem: “Com menos sódio, reduz o risco do organismo reter líquido," explica a nutróloga Regina Mestre, do Rio de Janeiro. Além de ser benéfico para a pressão arterial. Mas cuidado! Existem produtos de formato e cor idênticos e que, na verdade, têm até 80% de leite de vaca. Procure pelo selo de qualidade da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo - ABCB.

Outra dica para comprar o queijinho é checar se a a temperatura do refrigerador do supermercado está de acordo com o recomendado na embalagem do produto. É importante também observar o aspecto da mussarela escolhida, que não pode estar amassada ou embolorada.

MUSSARELA DE LEITE DE VACA

Calorias: 100 Kcal
Gorduras totais: 8 g
Proteínas: 7 g
Cálcio: 189 mg

MUSSARELA DE LEITE DE BÚFALA

Calorias: 90 Kcal
Gorduras totais: 8 g
Proteínas: 5 g
Cálcio: 150 mg

(valores por 30 g)

Fontes: Triada; Abril
Saiba mais sobre queijos no Queijos no Brasil
Partilhar

Nenhum comentário: