terça-feira, 21 de setembro de 2010

SAÚDE NA CASCA: BENEFÍCIOS DA FARINHA DE FRUTA

As cascas de alguns alimentos possuem propriedades tão benéficas à saúde quanto a polpa. Uma das formas mais eficazes de aproveitar todos os nutrientes das cascas é o consumo na forma de farinha. Coloridas e altamente nutritivas, elas são fontes de fibras naturais que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
.
O produto pode ser extraído de frutas como maracujá, uva, laranja, maçã e banana verde. A trituração da casca da uva vermelha, por exemplo, resulta num excelente antioxidante natural que ajuda a evitar acidentes vasculares e problemas cardíacos, além de diminuir o conhecido mau colesterol, o LDL — afirma a nutricionista Fernanda Bortolon. Ela explica que a farinha feita da casca da banana e a do maracujá ajudam na perda de peso e no bom funcionamento do organismo.
.
A casca da banana verde é rica em fibras de amido resistente, enquanto a farinha de maracujá é rica em pectina, que bloqueia a absorção de gorduras pelo intestino — destaca. A casca da maçã, segundo a nutricionista, também tem propriedades importantes para a saúde. A farinha desta casca reduz o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a saciedade e diminuir a fome.
.
VEJA CASCAS DE FRUTAS QUE PODEM SE TRANSFORMAR EM FARINHA:
.
LARANJA: A casca da laranja amarga proporciona uma farinha que é rica em fibras naturais. Reduz o apetite, regula o funcionamento do intestino e também contribui para a redução do colesterol.

LIMÃO: A casca do limão possui um princípio ativo chamado d-limoneno, que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer. Também se mostraram as mais ricas em fibras, com 6,7 g. O baixo consumo de fibras pode originar problemas que vão de prisão de ventre a câncer de cólon. Seu consumo reduz os índices de glicemia e colesterol no sangue, o que previne as doenças do coração.

MARACUJÁ: A casca do maracujá é uma parte nobre da fruta, sua farinha ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue. Ela é rica em uma substância chamada pectina. A pectina é uma fração de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel, dificultando a absorção da glicose.

MAÇÃ: A casca da maçã tem 87% mais fitoquímicos, reduz o colesterol e triglicerídeos, além de aumentar a saciedade e diminuir a fome.

UVA: A trituração da casca da uva vermelha resulta em um excelente antioxidante natural que ajuda a evitar acidentes vasculares e problemas cardíacos, além de diminuir o conhecido mau colesterol, o LDL.
.
DICAS DE CONSUMO
.
A farinha pode ser consumida em saladas, iogurtes, vitaminas, no leite, ou acrescentada nas refeições. O ideal é ingerir uma colher de sopa, duas vezes ao dia. É muito importante comer as cascas, porém as frutas devem ser muito bem higienizadas, com uma solução de água com hipoclorito de sódio (1 colher de sopa de hipoclorito para 1 litro de água).
.
Fonte: ClicRBS
Veja também:

Com casca e tudo
Que desperdício!
Higienize frutas e hortaliças corretamente

.Partilhar

8 comentários:

Maria Clara disse...

oii christiane! tô aqui de novo! ahah
Gostaria de te perguntar se você sabe pra que serve o comprimido Vitergan Zinco... ele faz ganhar peso?? massa?? obrigada! beijoss ;*

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Maria Clara! O 'Vitergan Zinco' é um complexo de vitaminas e minerais que vai auxiliar na reposição das necessidades do seu organismo. Não acredito que faça ganhar peso e massa. Beijos!

Maria Clara disse...

muuito obrigada! (:
depois queria um post explicando a diferença entre arroz integral e arroz normal e entre carne de soja e carne normal..!
tem jeito?
ou se ja tiver aqui... deixa o link?

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Maria Clara! O post sobre arroz nós já temos, segue o link:

http://alimentarium.blogspot.com/2009/06/tipos-de-arroz.html

Sobre a carne de soja é uma ótima idéia e vou postar em breve!

Abraços!

Anônimo disse...

Oi Pessoal, to chegando agora um oi grandao pra todo mundo!!
Olha tem um blog, super interessante que trata da aprensentação dos produtos Funcionais que trabalhamos ( MORE LIFE ALIMENTOS) todos voltados pra uma concientização de que devemos Cuidar de Nossa Saúde e nao de Nossas Doenças nao é mesmos!
As doenças quando estiver-mos velhilhos alguem cuidara delas Pois ja teremos vivido Bastante com Muita Saúde com muita qualidade de Vida!.
Alimentando com o " Melhor que há nesta Terra"

Anônimo disse...

esqueci de dizer o endereco do blog:
www.morelifealimentos.blogspot.com
se alguem quizer mais informações
escreva pra gente : morelifealimentos@gmail.com
ou 31 86964004 92017995
obrigado pela vsa atenção.

Christiane Rocha Veloso disse...

Ok Antônio Sérgio! Agradeço o contato! Vou visitar o seu blog! Abraços!

Anônimo disse...

Oi Pessoal Boa Tarde!
Eu deixei um comentário pra voces sobre o Blog da More Life Alimentos, E GOSTARIA DE REFORÇAR O PENSAMENTO DE QUEM CRER EM UMA BOA ALIMENTAÇÃO ALIADA ÁS PROMESAS DO SENHOR!
VAMOS CUIDAR DE NOSSA SAÚDE, COMER O MELHOR DESTA TERRA E AI QUANDO JA TIVER-MOS VIVIDO OS MUITOS ANOS DE NOSSA VIDA, NOSSAS POSTERIDADES CUIDARÃO DE NOSSAS DOENÇAS SE NECESSARIO FOR.