terça-feira, 14 de setembro de 2010

13 MANDAMENTOS PARA UMA FAMÍLIA MAIS SAUDÁVEL À MESA

Pode ser uma bolacha recheada, um copo de refrigerante durante o lanche ou passar a tarde assistindo TV. Tudo isso está deixando as crianças com sobrepeso, de acordo com um novo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
.
Os números revelam que o Brasil, que há 30 anos lutava para vencer a desnutrição infantil, hoje vive uma situação aparentemente inversa. Segundo a pesquisa, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estavam acima do peso em 2009. O sobrepeso dobrou nos últimos 34 anos e já atinge mais de 33% da população dessa faixa etária, principalmente das áreas urbanas. Os hábitos alimentares das crianças, muitas vezes, atingem toda a família. Por isso, na hora de mudar, é bom que todo mundo participe.
.
CONFIRA AS DICAS PARA GARANTIR UM FUTURO MAIS SAUDÁVEL
.
1. Frutas da época lavadas e cortadas dentro da geladeira são muito mais convidativas. Por isso, tenha sempre variedades delas em casa.

2. Sempre que possível, escolha pratos assados, grelhados, cozidos ou ensopados. Evite frituras e alimentos embutidos e empanados.

3. Para evitar cair em tentação, compre menos alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras como enlatados, salgadinhos e bolachas recheadas.

4. Variar o menu semanal evita a monotonia e incentiva o consumo de alimentos variados.

5. Utilize temperos naturais nas saladas, como limão, vinagre e ervas aromáticas (salsa, coentro, manjericão, orégano…), reduzindo a quantidade de sal.

6. Antes de preparar carnes, retire a pele e as gorduras visíveis.

7. Evite fazer lanches rápidos fora de casa, principalmente comida pronta e fast-food, pois fornecem uma grande quantidade de sal, açúcar e gordura saturada.

8. Não perca o café da manhã, essa é a principal refeição do dia. Inúmeros estudos já comprovaram que o rendimento escolar fica prejudicado quando a criança pula o café. Para facilitar, você pode deixar quase tudo pronto na noite anterior.

9. Alimente-se num local tranquilo, sem pressa e longe da TV. Mastigue bem os alimentos.

10. Beba muita água no intervalo das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e manter as suas funções normais. Mas durante a refeição, é melhor controlar a ingestão de líquidos. Se não for possível, meio copo de água é suficiente. E nada de bebidas gasosas.

11. Prefira sempre a carne branca (frango, por exemplo) e peixe, ao invés da carne vermelha.

12. Use a criatividade e prepare pratos supercoloridos. Quanto mais cores tiverem os alimentos, maior será o valor nutritivo da refeição.

13. Mantenha uma rotina alimentar com horários predeterminados. Isso é fundamental para criar bons hábitos alimentares desde cedo.

Fonte: Revista Crescer
Veja mais...
Alimentação no primeiro ano de vida determina doenças crônicas no futuro
Sopas nutritivas para toda a família
Comportamento alimentar da família
.

Partilhar

Nenhum comentário: