sexta-feira, 9 de outubro de 2009

INSUFICIÊNCIA RENAL E ALIMENTAÇÃO

Uma a cada 5.000 pessoas sofre algum tipo de doença renal por diversos motivos. A insuficiência renal é uma doença que altera e muito a vida do portador, seja pela atenção a alimentação, quanto até mesmo a alteração do estado emocional em relação a aceitação da doença e sua limitações.
.
A insuficiência renal é caracterizada como sendo uma alteração na função dos rins capaz de fazer com que estes órgãos percam em algum grau a capacidade de excretar as substâncias tóxicas do nosso organismo. Quando não excretadas adequadamente, estas substâncias se acumulam fazendo mal ao organismo. Há ainda retenção de líquido o que gera edema (inchaço).
.
ATENÇÃO A NUTRIÇÃO
.
- Evite alimentos ricos em sódio (sal): embutidos em geral (salsicha, salames, mortadelas) ou até mesmo carnes processadas;
- Substitua o sal como tempero por azeite, suco de limão, vinagre ou ervas;
- Consulte o médico a respeito do limite de água. No caso de precisar limitar o consumo, evite os alimentos líquidos;
- Cuidado com os alimentos ricos em potássio como: banana, mamão, tomate, abóbora, acelga, carne, batata, feijão;
- Consuma de forma moderada os alimentos ricos em cálcio e fósforo como derivados do leite, carnes, ovos, legumes e a casca dos cereais.
- As proteínas são importantes, mas neste caso são também perigosas, ao consumir dê preferência a ovos, peixes, soja, pois a sobrecarga glomerular é menor quando comparada as outras carnes;
- Evite o consumo de chá preto, chá mate e refrigerantes a base de cola.
.
Partilhar

Nenhum comentário: