terça-feira, 13 de outubro de 2009

DESVENDANDO RÓTULOS

Você sabe o que significa: glutamato monossódico, fenilalanina, acidulante, flavonóide? São as substâncias presentes nos alimentos industrializados e que constam nos rótulos dos produtos. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os rótulos devem apresentar:
.
• Nome do produto
• Peso
• Identificação de origem
• Lote
• Prazo de validade
• Instruções sobre preparo e uso
• Valor calórico
• Informação nutricional
• Lista de ingredientes
.
O Código de Defesa do Consumidor garante o direito a uma informação clara e precisa nas embalagens dos alimentos. Várias pessoas possuem intolerâncias e alergias a algumas substâncias presentes nos alimentos, e a sua identificação nos rótulos é um passo importante para o diagnóstico desses casos. Abaixo, vamos “desvendar” os mistérios por trás desses nomes:
.
CONTÉM FENILALANINA: A fenilalanina é um dos responsáveis pela produção de adrenalina, fundamental à nossa sobrevivência. Ela realça o humor e a disposição, diminui as dores, auxilia na memória e no aprendizado, e ainda reduz o apetite. A fenilalanina está presente no aspartame e na sacarina, edulcorantes que devem ser usados por tempo limitado por diabéticos, gestantes e pessoas com doenças auto-imunes, principalmente em temperaturas elevadas.
.
CONTÉM GLÚTEN: Essa proteína, encontrada na semente de cereais (como trigo, cevada, aveia e centeio), é usada para dar consistência, elasticidade e leveza à massa dos alimentos, em geral bolos e biscoitos. Porém, o problema é que ela apresenta aminoácidos tóxicos em sua composição, o que pode provocar alguns danos à saúde. Muitas pessoas têm intolerância ao glúten, mas não percebem o problema, porque os sintomas (distensão abdominal, dor de cabeça e má digestão) são frequentemente confundidos com outros distúrbios.
.
CORANTES: A tartazina, mais conhecida como corante amarelo, pode provocar reações alérgicas adversas em pessoas sensíveis. Asma, hiperatividade e até o aparecimento de cânceres são os efeitos mais graves.
.
GORDURAS TRANS: As gorduras trans têm a finalidade de melhorar a consistência e aumentar a validade do produto, sendo vastamente encontradas no sorvete, na batata-frita, nos salgadinhos e bolos industrializados. Usado em excesso, podem causar aumento do colesterol total e do ruim, e redução do colesterol bom, o que favorece a ocorrência de problemas cardíacos. Esse tipo de gordura está sendo banida da indústria alimentícia.
.
CONSERVANTES: Os conservantes são encontrados nos alimentos industrializados e são constituídos em sua maioria por ácidos orgânicos que impedem ou retardam alterações causadas por microrganismos. Podem provocar reações alérgicas semelhantes às dos corantes. O BHT, em especial, pode ser tóxico para o sistema nervoso.
.
GLUTAMATO MONOSSÓDICO: Alguns condimentos são dignos de alerta. O glutamato monossódico, por exemplo, tem a finalidade de realçar o sabor dos pratos salgados. Em algumas pessoas às vezes provocam alergias, dores de cabeça e depressão com seu uso.
.
PRODUTO NATURAL: Não são todos os naturais que são inocentes, tudo pode causar irritação. As pessoas acham que esses produtos são inofensivos. O mel, por exemplo, pode provocar alergia e estar contaminado com bactérias. Portanto, o importante é o consumo consciente!
.
Partilhar

Nenhum comentário: