domingo, 14 de junho de 2009

OBESIDADE INFANTIL

Obesidade infantil: um problema mundial dentro de casa. O maior exemplo de alimentação saudável para as crianças deve partir dos pais. A influência para prática de atividade física e alimentação rica em frutas e verduras é o primeiro passo para garantir a saúde dos pequeninos.
.
Acredita-se que as preferências alimentares sejam responsáveis pelas escolhas, especialmente quando se trata de crianças. Estudos indicam existência de neofobia alimentar em crianças, o que limita a ingestão de alimentos nutritivos, assim como frutas e vegetais.
.
A prevenção da obesidade infantil é um problema de saúde pública em todo o mundo. Estudos atuais mostram que a prevalência de sobrepeso e obesidade infantil vem aumentando rapidamente, devido a qualidade do consumo alimentar, atividade física e hábitos sedentários os quais costumam ser aprendidos em casa, durante os 5 primeiros anos de vida.
.
Pesquisas indicam que a promoção de hábitos saudáveis para os pais, melhora os hábitos e protegem as crianças do desenvolvimento de obesidade infantil. Outra alternativa complementar seria o aumento do consumo de alimentos de baixa densidade calórica. Estudos recentes realizados em laboratórios mostram que as crianças podem aprender a substituir alimentos mais calóricos e menos saudáveis pelos mais nutritivos e menos calóricos. Essa substituição pode ser auxiliada pelos pais, os quais devem deixar alimentos nutritivos de maneira que seja de mais fácil acesso á criança dentro de casa.
.
http://www.nutricaovirtual.com.br/nutricao/principal/conteudo.asp?id=8229
.Partilhar

Nenhum comentário: